A oração que Deus responde no sofrimento

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” (1 João 5.14, NVI)Você tem medo de sofrer?

O medo do sofrimento geralmente vem acompanhado de outros medos: Medo da dor física e/ou emocional, medo de não suportar, medo de perder alguém que amamos, medo de ficar só e não ter com quem contar em meio às dificuldades, medo das coisas piorarem, medo da falta de recursos para enfrentar o problema, medo de se tornar uma pessoa amarga, medo da vergonha, medo do julgamento alheio, medo de não dar bom testemunho em um momento de provação, medo de abandonar a fé, medo de um colapso social, medo de sofrer… Há muitos motivos para se temer o sofrimento e a possibilidade de passarmos por essas experiências é bem real. Quais são os teus medos frente à possibilidade do sofrimento?

Meditar no versículo acima pode nos ajuda a superar os nossos medos, pois ele lembra que se pedirmos algo que seja de acordo com a vontade de Deus, Deus nos responde favoravelmente. O problema é que nem sempre sabemos qual é a vontade de Deus. Oramos e ficamos sem saber se seremos respondidos, pois nem sempre estamos certos de que aquilo que pedimos está de acordo com a vontade divina.

Outras vezes oramos e quando a resposta demora, passamos a crer que Deus não quer responder favoravelmente aquela oração e ficamos sem saber o que pedir. Quando estamos sofrendo, isso pode ser ainda mais complicado. Quando aparecem problemas de saúde, perda de alguém querido, falta de dinheiro e conflitos, dúvidas quanto à vontade de Deus podem passar a fazer parte dos nossos pensamentos diários. Nesses momentos, por vezes, começamos a orar e a pedir várias coisas a Deus e isso é bom e biblicamente recomendado. Podemos pedir para que Deus elimine o problema, nos dê uma solução, devolva a saúde, acabe com o conflito, providencie um emprego…

Mas e se Ele não responder favoravelmente a essas petições específicas? Como ficamos? Será que vamos nos revoltar contra Deus? Será que vamos abandonar a fé? Será que ele não está nos ouvindo? Como saber a vontade de Deus a fim de pedirmos de acordo com ela? A benção é que além das petições acima, existe uma oração que podemos fazer nesse momento que certamente é compatível com a vontade de Deus e podemos ter certeza de que Ele nos responderá favoravelmente: é a oração pedindo a Deus que te ajude a passar melhor pelo sofrimento.

Nas horas difíceis de sofrimento em sua vida peça a Deus que Ele te dê a paz que excede todo entendimento, que Ele fortaleça a tua fé, que Ele permita que em meio ao sofrimento você possa dar testemunho do seu amor por Ele e da sua confiança nele. Peça a Deus que Ele de fato seja o seu bem mais precioso e que em meio a tudo o que você está passando você consiga glorificá-lo. Peça com toda intensidade que Ele te ajude a descansar e se alegrar nele mesmo em meio às dificuldades. Peça que te sustente firme ao lado Ele.

Acredito que pelo que temos nas Escrituras, podemos saber que essas orações são compatíveis com a vontade de Deus e, por isso, podemos ter certeza de que serão orações respondidas afirmativamente em meio ao sofrimento. Nós não sabemos quais são todos os objetivos de Deus em meio às adversidades. Não podemos saber se a doença é para cura ou para a morte, se para riso ou pranto, se a crise resultará em abundância ou escassez e nem sabemos se o conflito vai permanecer independente fazermos a nossa parte ou se Deus vai estabelecer a paz.

Não sabemos qual é a vontade de Deus em meio aos problemas, mas sabemos que a glória de Deus é o Seu grande objetivo e que, portanto, este deve ser sempre o nosso alvo. Esta é a vontade de Deus: a própria glória dele em todas as situações!

O bom testemunho por parte dos seus filhos em meio ao sofrimento vai trazer glória para Deus. Aliás, os momentos difíceis são aqueles em que podemos dar os melhores testemunhos. É em meio ao sofrimento que podemos buscar a glória de Deus de forma mais clara e intensa tanto entre crentes quanto entre descrentes. Os pedidos submissos que visam à glória de Deus sempre serão respondidos, pois refletem a vontade de Deus.

Nós vemos nas Escrituras inteiras a vontade revelada de Deus de que seus filhos saibam passar bem, e junto a Ele, pelo sofrimento. Não é da vontade de Deus que em meio ao sofrimento os seus filhos se afastem e deem mal testemunho. Então faça isso: peça a Deus que em meio ao sofrimento fortaleça a sua fé para que você possa testemunhar o quanto Ele é suficiente, o quanto ele basta, que Ele é tudo o de quê você precisa. Ele é melhor do que saúde, paz, conforto, dinheiro e ausência de luto. Ele é suficiente!

Não tenha medo do sofrimento. Peça a Deus que fortaleça a tua fé em meio ao sofrimento, que te faça ter alegria nele e que o glorifique independente das circunstâncias. Você poderá ter a confiança de que será ouvido e que mesmo em meio às dificuldades pode ter alegria nele e ser instrumento de bom testemunho para a glória dele. Que eu e você aprendamos a orar assim e que tenhamos plena confiança de que Ele nos ouvirá.

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá.” (1 João 5.14, NVI)

Categorias Sem categoriaTags , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close