Categorias
Sem categoria

Descubra os teus medos

O medo é um sentimento que acomete a todos. Em algum momento de sua vida você sentirá medo. Ele nem sempre é um sentimento ruim. Às vezes o medo (temor, pavor, pânico) tem um papel importante de nos livrar de situações perigosas e nos fazer mais prudentes. Outras vezes, no entanto, esse medo cresce e nos atrapalha de viver de forma saudável, tanto emocional, quanto fisicamente. Às vezes, o medo vira uma obsessão e resulta em uma busca incontrolável de se obter alívio, paz e segurança (compulsão). Nesse caso, a pessoa passa a viver em função desse temor e tentando afastar a coisa temida para longe.

 

E você? Já parou para pensar quais são os seus medos? Quais são as dificuldades que você enfrenta que podem estar relacionadas aos medos que te perseguem? Faça o autoexame a seguir.

 

Talvez, você consiga reconhecer os seus temores por meio das consequências que eles trazem. Assim, ainda que você não reconheça algum medo específico em sua experiência, veja se você apresenta os resultados de tal medo.

 

  • Quem tem medo de ficar doente ou medo da morte comumente se preocupa de maneira exagerada com a alimentação, exercícios físicos e dieta.
  • Quem tem medo de perder uma pessoa querida pode tentar controlar a vida de tal pessoa ou agradar aquela pessoa de maneira exagerada.
  • Quem tem medo que os filhos não sejam bem-sucedidos normalmente se tornará um pai ou mãe exageradamente exigente.
  • Quem tem medo que o casamento acabe e sua família se desfaça pode controlar seu cônjuge, ter ciúmes exagerado e, consequentemente, desgastar o relacionamento.
  • A pessoa que tem medo de perder o emprego normalmente trabalhará de forma exagerada e, na prática, colocará o emprego em primeiro lugar em sua vida.
  • Quem tem medo de ser enganado(a) talvez terá o hábito de desconfiar das pessoas.
  • Quem tem medo da solidão corre o risco de idolatrar amigos e/ou familiares.
  • A pessoa que tem medo da velhice possivelmente buscará exageradamente aparentar mais jovem e tentará conviver com pessoas ou ter coisas que tragam uma sensação jovial.
  • Quem tem medo do fracasso possivelmente buscará ser o melhor em tudo ou em alguma área específica.
  • Alguém que tem medo de ser machucado em relacionamentos terá dificuldade de manter ou fugirá de relacionamentos profundos.
  • A pessoa que tem medo do inesperado talvez será controladora e tentará manipular situações e/ou pessoas.

 

E aí? Você se encontrou em algum ou alguns desses?

 

Viver nesse estado de medo pode fazer com que nos sintamos sobrecarregados, afadigados ou estressados.  Preocupados inconscientemente por causa dos nossos temores, podemos viver de forma agitada e infeliz. Contra tudo isso, precisamos lembrar que a Bíblia diz: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Salmo 34.4).

 

Assim, em vez de ser escravo dos seus medos, exercite a sua fé em Deus quando o medo bater à porta! Na hora em que as angústias vierem ou que a coisa temida acontecer, lembre-se das promessas de Cristo: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:20b). E, “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

 

Essa confiança, no entanto, normalmente não vem do dia para a noite. É preciso disciplina para meditar nessas verdades na hora de temor. Com a vida agitada que temos, não é fácil buscar a Deus. Se deixarmos “no automático”, vamos vivendo nossas vidas cheios de medo e sofrendo as consequências negativas e desastrosas dos nossos temores.

 

Por isso, busque ao Senhor de forma intencional e intensa. Peça a ajuda de alguém. Faça uma agenda. Marque um horário para sua devocional diária e leve ao Senhor todos os seus temores. Peça que Ele te livre dos seus medos destrutivos. Faça isso insistentemente. Busque ao Senhor e ele se deixará achar por você (Jeremias 29.13). Então um dia você poderá dizer como o rei Davi: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”.  Que Deus te ajude!!

 

2 respostas em “Descubra os teus medos”

Vejo em vc que esforça muito e com excelência para o Senhor…Deus te abençoe na sua caminhada com Cristo. ..Amei seus comentários que me ajudaram muito…bjus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *