Categorias
Sem categoria

Um diálogo entre um “crente ímpio sincero” e um novo convertido.

Novo convertido: E aí, Paulo, tudo bem? Eu estou meio confuso com relação a algumas coisas na igreja. Como você sabe, eu me converti há uns seis meses, mas estou com dificuldade de compreender algumas coisas. Você pode me ajudar?

“Crente Ímpio”: Oi Roberto, tudo bem, com a graça de Deus! Claro que posso!

Novo convertido: Ouço muitos ensinamentos aqui na igreja todos os domingos, mas, na prática, não vejo muito isso na vida de alguns cristãos, inclusive de algumas pessoas aqui da igreja. Por que isso acontece? Não existem regras para os cristãos? Podemos viver de qualquer jeito apenas indo à igreja aos domingos?

“Crente Ímpio”: Cara, tem uma galera aqui dentro que vive diferente, mas são pessoas que são chamadas pra serem assim, mais radicais, mais santas, mais isso não é pra todo mundo, não . No geral, sim, podemos viver do jeito que queremos.

Novo convertido: Podemos ir a qualquer lugar?

“Crente ímpio”: Sim, podemos ir aonde quisermos, tipo balada e lugares assim…

Novo convertido: E viver mentindo?

“Crente ímpio”: Meu, é meio ruim, mas tem hora que não tem jeito, né?

Novo convertido: E falar mal das pessoas, causar intriga?

“Crente ímpio”: Pode, vc sendo esperto e tomando cuidado, pode.

Novo convertido: E ter relações sexuais antes do casamento?

“Crente ímpio”: Sim, pode. Só tem que se proteger.

Novo convertido: E adultério?

“Crente ímpio”: Meu, é complicado, né, mas no fundo Deus perdoa! Pense em Davi! É graça, cara!

Novo convertido: E ter relações sexuais com pessoas do mesmo sexo?

“Crente ímpio”: Então, nisso a Bíblia é meio ultrapassada, tá ligado? Hoje em dia a gente sabe que não dá pra ficar reprovando as pessoas que tem essas vontades.

Novo convertido: Entendi. Aqui também tem umas irmãs que se vestem com roupas indecentes pra mostrar e marcar bem o corpo. Isso pode?

“Crente ímpio”: Sim, pode também, o pessoal ainda posta na internet e não tem problema… é moda, né? E a galera curte o post, inclusive o pessoal da igreja, bora ganhar curtidas!

Novo convertido: Mas abortar não pode, né?

“Crente ímpio”: Olha, não dá pra falar contra, se não as pessoas não gostam. A gente pode até ser processado. Tem que ver que os tempos são outros, né? Tipo, meu corpo minhas regras!

Novo convertido: E pornografia?

“Crente ímpio”: Sim, escondido pode. Ninguém é de ferro!

Novo convertido: Mas e o temor a Deus?

“Crente ímpio”: Não precisa, bobo! Você ainda não entendeu. Temor a Deus não é medo, é respeito. Que motivo nós temos pra ter medo de Deus? Ele é amor e graça e ponto.

Novo convertido: Mas e a palavra “tremor”, que muitas vezes aparece junto de “temor” na Bíblia?

“Crente ímpio”: Não faz sentido, porque Deus é amor! Mas deixa pra lá. Olha, o importante é ter respeito, respeitar a opinião dele e ele respeitar a sua, não é assim no mundo?

Novo convertido: Então Deus é só amor?

“Crente ímpio”: Claro que não, Deus é amor E graça!

Novo convertido: Ouvi falar em uns vídeos da internet sobre a doutrina da santificação? O que é isso?

“Crente ímpio”: É ultrapassada, antiga, não precisamos mais disso…até porque, se não, as pessoas começam a achar que são as obras que salvam, não mexe nisso, não. Se você começar a pensar nessa doutrina as coisas ficam muito difíceis. Já pensou se eu tenho que parar de assistir certas coisas, se eu tenho que me privar de postar o que me engrandece, ou ainda se eu tenho que pensar melhor pra comprar roupas e me vestir, você já pensou se eu tiver que me policiar quanto as coisas que eu falo? Imagina se eu entendo que amor não é bajulação? E se eu tiver que falar a verdade? Cara, se eu vivesse desse jeito ia me queimar com geral. Isso seria muito difícil e chato. Cara, esquece esse negócio de santificação. Deixa pra lá. Somos cobertos pela graça!

Novo convertido: Mas e os textos bíblicos que a gente lê na igreja que falam sobre santidade?

“Crente ímpio”: Na prática a gente pula e vê só os textos fáceis e cheios de promessas! Se não, não dá! Você não vai conseguir viver de jeito radical nesse mundo.

Novo convertido: Mas eu ouvi esses dias sobre a depravação total também. Me fale um pouco sobre isso.

“Crente ímpio”: Essa doutrina é legal, é justamente isso, agora você matou a pau! Essa doutrina vem pra confirmar que todos os homens estão presos no pecado. Não dá pra viver na santidade. Entendeu agora, cara? Ainda bem que você me lembrou dessa doutrina… Eu nem entendo muito quando o pastor prega sobre lutar contra o pecado. É muito pesado e desnecessário. Tá certo que às vezes fala bem dos pecados dos irmãos e tem irmão que precisa ouvir umas verdades, mas, na prática, não rola. Lutar contra pecado é difícil, já era. Nós somos totalmente depravados. Quando ouço uma mensagem assim eu fico pensando: Será que esse pastor, que estudou pra caramba, não sabe que fomos salvos pela graça e podemos viver do jeito que quisermos? Afinal somos pecadores! É isso aí, cara, depravação total é o lema, uhuuuu!!

Novo convertido: E a lei de Deus, aquela coisa da Palavra servir de guia, de luz para o caminho?

“Crente ímpio”: Tudo coisa do Antigo Testamento, da era da lei. Ficou tudo no passado. Só alguns versículos do Novo Testamento é que são bons para a prática. Tipo assim, é para a gente ter o conhecimento, porque o conhecimento é mega importante na nossa época, mas na prática só alguns versículos são úteis.

Novo convertido: Vi algumas pessoas comentando que foram pular carnaval. Carnaval pode?

“Crente ímpio”: Cara, no bloquinho pode. Assistir também tá liberado. Ir é meio pesado, mas tem gente que vai.

Novo convertido: Outra coisa, às vezes vejo as pessoas usando as mídias sociais postando coisas contrária à Bíblia, coisas que engrandecem o “ego”, isso é normal? Isso não é idolatria de si mesmo?

“Crente ímpio”: Claro que não cara, isso não é idolatria, isso é amor próprio!! O crente tem que ter uma autoestima lá em cima, porque se eu não me amar, como vou amar o próximo?

Novo convertido: Uma última pergunta: e essas catástrofes, doenças pelo mundo não são sinais da ira de Deus sendo derramada?

“Crente ímpio”: Não, meu filho, essas coisas são obra do Diabo…. (pensando: ainda bem que era a última pergunta, o cara é chato hein?!)

Novo convertido: Não estou entendo mais nada.

“Crente ímpio”: Cara fica frio, com o tempo essas coisas passam e você se acostuma em ser crente. O mundo vai moldar sua mente e você vai conseguir conciliar as coisas. Fica frio! Ou melhor, fica morno! Você ainda tá muito crente. O seu coração (enganoso e desesperadamente corrupto) e seu bom senso vão te ajudar a selecionar o que você pode e não pode aplicar das Escrituras. Você vai começar a selecionar na Bíblia os versículos que são úteis pra você e tudo ficará mais tranquilo. E com o tempo você para de amar tanto a Deus e se apega no fato de que Ele é quem te ama e pronto! E lembre-se Deus é amor!! Isso que você está vivendo agora se chama primeiro amor, isso passa, fica tranquilo!

E assim o novo convertido se foi, bem confuso, enquanto o crente ímpio ficou pensando: esses novos convertidos, não sabem de nada”… ira de Deus… cadê a ira de Deus?!

É tempo de arrependimento, de clamar ao Senhor por perdão e misericórdia!! É tempo de abandonar os nossos pecados, nossas idolatrias e tratá-los com seriedade diante do Senhor que é Santo, Santo, Santo!! Que Ele nos ajude!!

se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7.14, ARA

Adorem o Senhor com temor; exultem com tremor. Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam! Salmos 2:11-12 NVI

PS. Sim, nós fomos salvos pela graça mediante a fé, com base na obra perfeita e nos méritos de Cristo. Nada disso vem de nós, até porque estávamos mortos em delitos e pecados, nada tínhamos para oferecer a Deus, é amor, favor e obra de Deus. Mas Deus nos salva para as boas obras que Ele mesmo preparou para que andássemos nelas. (Efésios 2.8-10). Assim sendo, salvação e santificação andam juntas!

Esses sermões do Dr. Augustus Nicodemus nos links abaixo explicam com toda clareza a eleição de Deus e a santificação dos seus filhos! Vale a pena assistir!

https://youtu.be/GerKGv6_2VM

https://youtu.be/1ERAv9SXOtw

4 respostas em “Um diálogo entre um “crente ímpio sincero” e um novo convertido.”

Esse texto é bem interessante para mim porque ele toca em algumas questões que muito me incomodam.

Já vi alguns cristãos falarem sobre a eleição incondicional e a depravação total e isso me faz pensar: então não faz sentido lutar contra o pecado? É fácil compreender que as obras não salvam, mas se excluir completamente as obras do “cálculo da salvação”, as regras criadas por Deus não tem função. Se seguir as regras não fizesse diferença, creio que Deus não as criaria. Inclusive, acredito que Deus tenha apego à regras e estruturas, no sentido de preferir trabalhos mais complexos, com mais variáveis, a simplesmente materializar sua vontade, como poderia fazer.

Outro ponto interessante é essa “modernização da igreja”. Se adequar ao mundo porque é mais fácil. Se adequar ao mundo porque é mais lucrativo. Se adequar ao mundo para que o mundo não os odeie. Francamente, é patético. Que dignidade pode ter uma instituição religiosa que se pauta pela época e não pelos princípios de ordem superior? Se pelo menos as mudanças fossem baseadas em novas interpretações das escrituras, mas, não, o que importa é a convenção social.

Por último, o crente amorna. O conformismo cristão em volta da perspetiva de que “Deus é amor”. É muito mais fácil ser cristão respondendo qualquer dilema moral (para os dias de hoje) com o manjado “não julgueis” ou o “Deus é amor”. Como ensinar a essas pessoas que ser cristão é fazer o certo, não ser legal? Eu não sei.

Tenho alguns pensamentos sobre religião e já assisti vários vídeos sobre cristianismo, mas não estudei nada de fato, então peço desculpas caso tenha dito alguma coisa estúpida.

Oi, Kira, muito obrigada por seu comentário. É sempre bom interagirmos com aqueles que nos leem. Sim, infelizmente temos pessoas sem compromisso em todos os lugares e áreas da sociedade. Mas Deus é bom e vemos ao longo da história que Ele sempre preparou um remanescente fiel entre o povo dele. Pessoas que apesar de também serem imperfeitas, têm um compromisso de viver para a glória de Deus, amando a Ele e ao próximo. A nossa fé também afirma que um dia, todos aqueles que creram em Jesus e verdadeiramente se entregam a Ele vão se encontrar com Cristo e viver com Ele e com o seu povo para sempre, e aí sim, sem quaisquer falhas. Essa deve ser a nossa esperança. Um dos meus objetivos com esse post foi ajudar alguém que esteja fraco em sua fé e desanimado por olhar para os maus exemplos. Acrescentei no post 2 links para sermões de um pastor muito idôneo, que explica com muita clareza a aplicabilidade essas doutrinas complexas para as nossas vidas. É um material muito rico! Que Deus abençoe sua vida ricamente!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *