Categorias
Sem categoria

Mulheres fortes mesmo em tempos de crise!

Nós temos muitas demandas em nosso dia a dia, temos que cuidar de muitas coisas. Muitas vezes nos sentimos esgotadas, desanimadas, tristes e fracas. E, agora, nesta fase de crise, tendo que cuidar da família de forma especial e tendo que nos adaptar a uma nova realidade, muitas vezes nos sentimos impotentes, sobrecarregadas e com vários medos. As preocupações e o desânimo podem tomar conta do nosso coração. De onde podemos tirar força? Nas Escrituras encontramos uma forma muito eficaz de nos enchermos dessa força tão necessária e importante para todos os momentos de nossas vidas.

Paulo, em Efésios 5.18–6.9, nos dá um passo a passo de como sermos mulheres fortes, não em nossas próprias forças, mas no Espírito Santo. É Ele quem nos enche dessa força poderosa! Vejamos:

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Efésios 5.18-21

Para ter a força de que necessitamos, é necessário nos desvestirmos da velha natureza e nos revestirmos do Espírito Santo e esse texto nos ensina como fazer isso em quatro passos:

1º Para ser uma mulher forte em tempos de crise fale em Salmos

O momento em que vivemos é pesado, cheio de notícias tristes e que tentam de todas as formas tomar conta dos nossos pensamentos e, consequentemente, da nossa fala. Não permita! Fale sobre as Escrituras! Fale sobre o poder, o amor e o cuidado de Deus! Não fale coisas da sua cabeça, nem deixe o seu coração pecaminoso, às vezes cheio de medo, rancor e mágoa dirigir a sua fala. Não fale de coisas que não edificam! Seja consciente e use a palavra de Deus em suas conversas. Para isso, é necessário que você conheça a Palavra de Deus, gaste tempo com ela. Estude a Bíblia diariamente. Faça as suas devocionais. Tenha um tempo diário a sós com Deus.

2º Para ser uma mulher forte em tempos de crise louve ao Senhor de coração com cânticos e hinos espirituais

Para se encher do Espírito e da força que Ele dá, coloque louvor em seu dia a dia. Preste atenção na letra da música que você estiver cantando. Faça dessa música um louvor ou uma petição sinceros, ore os cânticos e hinos no momento em que tiver louvando! Tenha o hábito de ouvir louvores enquanto cuida das tarefas de casa, enquanto anda de carro etc. Você verá a diferença. Faça um lista dos seus cânticos preferidos no YouTube, Spotify e ouça-os. Ouça as listas de outras pessoas e varie os cantores que você ouve. Há muita coisa boa por aí.

3º Para ser forte e cheia do espírito é necessário ser grata

O Espírito Santo te encherá à medida em que você trocar a reclamação, o murmúrio e palavras vazias por gratidão. Devemos trazer à memória o que pode nos dar esperança (Cf. Lamentações 3.21). Ser grato o tempo todo e por tudo é muito difícil, mas lembre-se de que Deus já nos deu o que precisamos para ter uma vida cheia de gratidão (Cf. 2Pedro 1.3). Agradeça! Obrigue-se a agradecer constantemente. Procure nos detalhes motivos para agradecer e agradeça! Seja grata por seu marido, pelos seus filhos, pela sua casa, pela sua igreja, pelos amigos, pelos inimigos, por algo que você ganhar por mais simples que seja. Agradeça pela saúde ou pela falta dela, pelo cuidado de Deus sobre você nas pequenas e nas grandes coisas e pelos momentos difíceis. Tenha sempre uma atitude de gratidão, agradeça a Deus e as pessoas. Aprenda a dizer muito obrigada de coração sincero.

4º Para ser forte e cheia do Espírito é necessário ser uma pessoa submissa nos termos de Cristo

4.1 Submissão x Orgulho

“Serei mais forte se for submissa”? Sim, eu sei que isso pode soar contraditório em nossos dias. Este é um assunto muito difícil. Não apenas por causa do feminismo que, em alguma medida, a todas nós influencia, mas também pelo fato de que vivemos em uma sociedade que exalta o orgulho. O orgulho mata a submissão de qualquer pessoa e em qualquer contexto. Ser orgulhosa é visto como algo positivo e é incentivado pelo mundo ao nosso redor. Fica muito difícil ser submissa com tantas vozes dizendo o contrário. Mas note que para viver melhor nesse mundo é necessário ser submissa. Precisamos nos submeter às leis de trânsito, aos horários dos compromissos, às pessoas que estão acima de nós em nosso trabalho, aos nossos funcionários, respeitando-os e às leis que regem esse vínculo e até mesmo em uma simples fila de supermercado é necessário ser submissa e respeitar a sua vez. Em todo momento temos que estar submissas às regras e às pessoas. A pessoa insubmissa vive insatisfeita; não concorda com nada, suas ideias são sempre superiores e o resultado é viver arrumando confusão.

4.2 Submissão no Lar

Em nosso lar não é diferente. Deus fez a família com ordem. Existe dentro do lar uma hierarquia: os filhos se submetem aos pais obedecendo-os e honrando-os, a esposa respeita ao marido, submetendo-se a ele como o líder e cabeça do lar e o marido se submete a Deus, amando e cuidando da esposa e ensinando os filhos com disciplina e na admoestação do Senhor. Todos se submetem a Deus e uns aos outros no temor de Cristo. Essa é uma família espiritualmente saudável. Portanto, submissão é uma das formas de você, mulher, se encher do Espírito Santo! Faça a sua parte no lar independente de como agem os demais (cf. Ef 5.33), pois Deus conhece as suas lutas e é Ele quem te dará forças!

Conclusão

Sempre precisamos de força, mas em tempos de crise isso fica ainda mais evidente. Neste texto, vimos que são necessários quatro passos para termos essa força que vem da plenitude do Espírito Santo: 1) Devemos falar em salmos, conversar sobre a Palavra, colocar versículos bíblicos em nossas conversas diárias. 2) Devemos louvar ao Senhor em nossa casa, em família e sozinhas, cantar e ouvir, por exemplo, boa música de louvor a Deus. 3) Devemos ser gratas: verbalize a sua gratidão a Deus e às pessoas, por tudo e em todo tempo. 4) E, finalmente, Pratique a submissão: estude mais sobre o assunto, se necessário, e esvazie-se de si mesma. Que Deus nos abençoe e ajude a sermos mulheres fortes em tempos de crise e em tempos de paz.

Uma resposta em “Mulheres fortes mesmo em tempos de crise!”

Sem comentários,vc falou inspirada por Deus é tudo o que está faltando hoje até nos lares cristãos,por que os filhos não obedecem os pais,porque os espelhos dos filhos estão embaçados , eles não conseguem ver exemplos dentro de casa,as esposas não são mais submissas porque os maridos não assumem a posição de varão e provedor,não se faz culto domésticos,basta ter o jogo do se time já é motivo pra faltar ao culto,isto estou falando de cristãos,e como vamos ver luz no mundo se mal estamos dando conta de iluminar nossas casas é só buscando em Deus que é a nossa fonte de sabedoria e verdade , para tentar resgatar nossos filhos,esposos esposas para Deus e para nossas igrejas.Deus te abençoe muito neste ministério .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *