Categorias
Sem categoria

Um Caso de Aconselhamento de Casal (Sessão 1)

Por: João Paulo e Juliana Thomaz de Aquino[1]

 

Otávio e Valéria tem 10 anos de casamento.[2] Eles tem uma menina linda de oito anos, Luana, e moram em uma casa bem aconchegante, da qual ainda pagam prestações. Não são ricos, mas também não passam necessidade financeira. Valéria se converteu na adolescência e Otávio é filho de presbítero. Quem os conhece superficialmente pensa que eles tem uma vida perfeita, mas o casamento deles está enfrentando uma crise profunda e está prestes a acabar.

 

Otávio reclama que Valéria não o valoriza, critica-o muito para outras pessoas e disse que eles praticamente não tem mais vida sexual, pois Valéria está sempre cansada demais. Nas discussões, diz Otávio, Valéria traz à tona erros do passado e o trata como se os maridos de todas as suas amigas fossem melhores do que ele.

 

Valéria diz que Otávio é frio e não se importa com os sentimentos dela. Ela diz que ele é egoísta, não se importa com o relacionamento deles, nem demonstra vontade de mudar em seus erros. Ela não se sente valorizada como mulher nem como mãe, também não se sente amada. A irmã de Valéria, que frequenta uma igreja evangélica, mas sem compromisso, fala constantemente para ela que já havia passado da hora de deixar Otávio. Dois colegas de trabalho de Otávio, os mais íntimos, fazem brincadeiras com ele por causa de sua situação matrimonial.

 

Foi assim que ambos chegaram para buscar aconselhamento bíblico. Embora não aguentem mais ficar casados, algo dentro deles estava dizendo que deveriam buscar a ajuda de Deus antes de desistirem de vez. Na verdade, ainda havia um sentimento de um para com o outro, mas eles não conseguem mais dialogar, nem resolver os problemas e nem sair da situação em que estão. Estão presos em uma situação ruim e não sabem como sair.

 

O conselheiro primeiramente ouviu as versões de ambos e reclamações que faziam um do outro, intervindo de vez em quando para que Valéria deixasse Otávio falar e para que ele não fosse sarcástico. À medida em que o tempo daquela primeira sessão de aconselhamento estava acabando, o conselheiro falou sobre a necessidade do perdão, explicando-lhes rapidamente Colossenses 3.12-17, enfatizando, especialmente o versículo 13: “”. Depois disso o conselheiro lhes passou algumas tarefas a serem feitas naquela semana, antes da próxima sessão. Eles deveriam assistir o filme “A História de Nós Dois“; ler um texto da internet; ir ao zoológico com a Luana e voltar a fazer as suas devocionais pessoais. Os seguintes textos bíblicos deveriam ser lidos naquela semana:

 

 

Renato, o conselheiro bíblico que estava ajudando Otávio e Valéria, também lhes disse que, naquela semana, deveriam evitar ao máximo falar sobre os aspectos ruins do seu casamento. Em vez disso deveriam conversar sobre o filme, o passeio e focar nas coisas boas e belas de seu relacionamento e conquistas juntos, praticando a  gratidão para com Deus, com Luana e um com o outro. A incredulidade e desânimo cederam um pouco e deram um pequeno espaço à esperança.

 

_________________________________________________

[1] João Paulo e Juliana são casados há 18 anos e são pais de três crianças lindas. Ju é formada em psicologia, psicopedagoga e atua como conselheira bíblica. João é pastor, professor do CPAJ doutor em Novo Testamento.

[2] O caso que narramos aqui é fictício. Ao mesmo tempo é um amálgama das histórias de muitos casais que já conhecemos e aconselhamos. Nós mesmos nos vemos em algumas dinâmicas pecaminosas deste casal. Em oração pedimos que Deus use essa história singela e as demais que pretendemos escrever nesta série para abençoar tantos casais que têm sofrido crises causadas pela carne, pelo mundo e pelo Diabo. Tratamos aqui as coisas de maneira bem breve e tudo dando muito certo. Em sessões de aconselhamento, as situações são um tanto mais demoradas, complicadas e matizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *